2 de maio de 2011

Hoje começou o "Mais" Transporte da Sogil e Prefeitura de Gravataí. O respeitosogil já está de olho para ver o que acontece. Pelo jeito, teremos muito trabalho aqui no blog nos próximos dias.

Enquanto isso, fiquem com esta matéria muito boa do Jornal de Gravataí

O 'Mais Transporte para Todos' vem sendo anunciado desde o final de 2010 pela Prefeitura, como um programa inovador desenvolvido a partir de estudos feitos pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) nos últimos dois anos. No final de fevereiro a Sogil anunciou a renovação de sua frota, com 50 novos carros. A despeito da divulgação do projeto e dos esforços da empresa em promover a qualidade de seus serviços e sua boa imagem diante da comunidade, o novo sistema entra em vigor sob o signo da desconfiança.

Atrasos, superlotação e situações de conflito entre passageiros e a tripulação podem ser observados diariamente em várias das linhas da empresa, tanto municipais como intermunicipais. Passageiros deixados na parada, motoristas que não atendem ao sinal de parar e acabam discutindo com os passageiros, ônibus quebrados e sujos, horários suprimidos sem prévio aviso e um 0800 que muitas vezes responde que o atendimento daquela linha foi regular, sem nenhum registro de suspensão de horário.

Fica difícil conquistar a confiança do usuário, quando uma situação como esta última é testemunhada por pelo menos 12 pessoas que ficaram na parada e perderam horários
de trabalho e escola.

Longe de tentar desacreditar o novo programa da SMTT, estas questões dão uma dimensão do desafio que precisará ser vencido pelas mudanças que entram em vigor nesta segunda-feira. Enchem mais esse “balaio de desconfianças”, os constantes adiamentos da aplicação do “Mais Transporte”. Sua implementação chegou a ser anunciada para janeiro, depois fevereiro, março e abril. A partir de janeiro, a Prefeitura iniciou uma série de reuniões nos bairros para explicar à população como funcionaria o novo sistema de transporte coletivo municipal. Desde a semana passada, milhares de panfletos com o itinerário e explicações gerais sobre o programa foram distribuídas aos usuários. Ontem mesmo, nos paradões do Centro – Coronel Sarmento e Anápio Gomes – a distribuição prosseguia através dos fiscais da Sogil, em cada um
dos locais.

Para completar, a Prefeitura deu apenas uma explicação superficial para os adiamentos na aplicação do “Mais Transporte”. Era preciso fazer “ajustes técnicos” no programa antes que entrasse em vigor. Essa foi a única informação dada à população, sem nenhum outro detalhe. De parte da Sogil, também nada nesse sentido foi informado, até porque o programa não seria da empresa, mas da SMTT. Nos bastidores, a informação era de que a empresa não teria conseguido contratar 17 motoristas necessários ao novo sistema, mas a Sogil não confirma esta informação.

A partir de hoje, os usuários do transporte coletivo terão como avaliar se os
benefícios e vantagens do “Mais Transporte” correspondem à propaganda sobre o programa que a SMTT vem fazendo há pelo menos quatro meses.

2 comentários:

Anônimo disse...

Só quero registrar aqui que hj no terminal do Aldeião, presenciei uma confusão que muitos devem ter visto:
os fiscais orientavam quem pagou em dinheiro a fazer a integração na porta de tras, e quem pagou em cartão a primeira viagem a fazer pela frente, só que o problema é que cobrou duas vezes no cartão dos passageiros. Cade o prazo de 1 hora e meia???

Anônimo disse...

Como imaginei, antes eu pegava o Morada do Vale 107 a levava 40 minutos pra chegar no trabalho, agora pego o Morada do Vale 61, leva 30 minutos até o centro, desço no aldeião e espero mais 10 minutos até vir outro onibus, pego um que vai até a 107 e leva mais 20 minutos, ou seja, piorou ao inves de melhorar, a Sogil podia ter acrecentado estas outras linhas Mrada do Vale para quem deseja apenas ir até o centro, e mantido o Morada do Vale 107.