9 de maio de 2011

Como funciona o MENOS transporte

Uma semana após o início do Mais Transporte, respeitosogil acaba com o mistério do sumiço das linhas.
O MENOS transporte é o novo modelo elaborado pela Sogil para conseguir colocar o mais transporte exigido pela Prefeitura nas ruas. A matemática é muito simples...

A Sogil queria mais dinheiro, por isso pediu o reajuste das passagens lá em 2009. A prefeitura estava insatisfeita por que a Sogil não cumpria com o que estava escrito na concessão, ou seja, colocar mais linhas. Por isso, a Prefeitura congelou a tarifa por 2 anos.

A Sogil elaborou o tal do mais transporte e a prefeitura mandou colocar as carroças na rua. O aumento da passagem veio e a Sogil enrolou o que deu por 5 meses.

Finalmente vieram mais linhas, porém, a Sogil não quis comprar mais ônibus. Com mais linhas e com o mesmo número de ônibus, alguma coisa tinha que ser MENOS para a conta fechar.

Com a prefeitura colada na traseira da Sogil, não seria mais possível enrolar com as linhas municipais. Sobrou para as linhas de Porto Alegre, fiscalizadas pela Metroplan.

Aí começam as diminuições. Mesmo antes do Mais Transporte funcionar, a Sogil subtraiu linhas de Porto Alegre como o Diretinho e 6 horários do lado Norte. Com a implantação do novo sistema na cidade, outros 30 horários para Porto Alegre foram extintos, oficialmente.

Além de diminuir horários para Porto Alegre, foi preciso transformar as linhas Morada do Vale em circulares para diminuir o número de carros nas ruas. Algumas linhas municipais também tiveram redução de horários como nos eixos Vila Rica/Cohab e Bonsucesso/Natal, se comparadas com a tabela anterior.

No lado Sul, a tabela anterior previa 122 horários de segunda a sexta. Sem os desdobramentos de linhas, hoje seriam 109 horários. Nos sábados eram 82 viagens, agora são 79. Nos domingos não houve mudança.

Assim a conta fechou! Os horários extintos permitiram ao monopólio remanejar ônibus azuis para as linhas internas, evitando a compra de novos ônibus.

Encerramos com o desabafo de um leitor do blog “se o Mais Transporte é feito pela prefeitura e Sogil, como cancelaram horários que são de competência do DAER e Metroplan? Se não querem mais a concessão das linhas que passem para outra empresa”.

2 comentários:

Anônimo disse...

SÓ QUERO REGISTAR AQUI QUE HJ ME TARIFARAM DUAS VEZES NA IDA, SENDO QUE FAZIA APENAS MEIA HORA QUEEU TINHA EMBARCADO PELA PRIMEIRA VEZ.

Anônimo disse...

Melhor entrar pela porta de tras...