24 de maio de 2011

O gravataiense reclama 2

Seguindo a crítica do leitor do blog à Sogil...

6- Cobradores bem treinados a ponto de não ter troco e dizer aos passageiros que dariam o troco mais tarde (quantos eu vi descer sem pegar seu troco)

7- Cobradores e motoristas, bem educados a ponto de gritarem por diversas vezes com idosos ao entrar no ônibus que tinham dificuldade de locomoção, idosos que possuíam o direito de viajar na sardinha enlatada de graça.

8- Cobradores e motoristas, gentes finas, que deixavam rotineiramente alguns "amigos (as)" viajarem de graça, entrando pela porta da frente sem comprovação nenhuma de isenção.

9- Os mesmos cobradores e motoristas que faziam uma senhora com quase nenhum colágeno na pele, com cabelos brancos como a neve e de bengala, aparentanto ter 95 anos de idade, descer do ônibus porque não tinha $ para pagar e esqueceu sua identidade no último posto de saúde.

10- Cobradores que de vez enquando dormiam por estarem digamos relaxados com sua profissão.

11- E o que dizer dos fiscais? Por incrível que pareça eram os mais sensatos quando estavam dentro do ônibus, até porque ficavam dentro dele somente alguns minutos, mas quanta dificuldade em fazer aqueles difíceis cálculos matemáticos, era sempre uma gerra entre cobrador X motorista x fiscal.

12- Fiscais que infelizmente olhavam para enormes filas acumuladas todos os dias nos pontos de saídas dos ônibus e não conseguiam convencer sua empresa a disponibilizar mais carros a ponto de distribuir melhor os míseros trabalhadores.

13- SAC que infelizmente não funcionava nos sábados e domingos e em dias de semana somente até horário reduzido, esquecendo que os grandes problemas ocorriam quando não tinha ninguém da SOGIL para dar explicações.

14- Preços de passagens extremamente absurdos, comparados à empresas das grandes capitais onde o trânsito é muito mais intenso e dispende de muito mais combustível utilizado para percorrer o mesmo trecho, detalhe, com preços menores. Nossa como eles conseguem isso?

15- Qualidade dos ônibus e limpeza:
- Poltronas rasgadas, furadas
- Suporte de alumínio para se segurar sempre sujos.
- Janelas embassadas, muitas vezes devido à mínima falta de higiene.
- Alto índice de ruído sonoro por atrito entre a ferragem interna do ônibus, (como fonoaudiólogo posso dizer que passava de uns 100 decibéis ).
- Ônibus sem ar condicionado, a esqueci que trabalhadores não podem ter este luxo, somente alguns ônibus chamado DIRETO, que o preço da passagem quase dobrava.
- Diversas viagens que foram necessário realizar a baldeação devido a simples quebra repentina do carro por motivos aleatórios, nos recolocando em um outro carro que já continha mais de 100 pessoas.

16- Atrasos frequentes, muitos atrasos eram respaldados no trânsito, mas a SOGIL se esquecia que na verdade a maioria deles era por pura lotação, regra simples, ônibus superlotado, mais demora para subir passageiros, mais demora para descer passageiros, ou seja, mais atrasos.

17- Falta efetiva de ônibus em todas as linhas: outra regra simples, a quantidade de ônibus sempre foi pouquissíma, causando inúmeros atrasos e ônibus lotados.

18- Falta super efetiva de ônibus em feriados e finais de semana, chegava a ser cômico o ônibus linha Porto Alegre SUL, ter intervalo de hora em hora, no mesmo período em São Paulo saía ônibus com destino à Santo André nos finais de semana, de 18 em 18 minutos, estranho isso né, realmente além dos ônibus saiam inúmeras vans. OBS: 18 em 18 minutos e já era considerado uma enorme demora.

19- Falta de informação total dos horários que o ônibus faziam, nunca havia nas paradas de ônibus quais os horários que haviam e quando iriam passar ali naquele ponto específico. (coisa simples de fazer, até em Portugal tem isso, se quiserem posso levar vocês à alguns países da Europa onde em cidades pequenas semelhantes à Gravataí o transporte público funciona perfeitamente e posso dizer que são várias cidades. Nunca fiquei na mão por lá e olha que sempre como turista).


Amanhã a parte final...

3 comentários:

Anônimo disse...

Alguns exageiros foram colocados, mas...
é triste depender de ônibus!!!

Gy Peinado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gy Peinado disse...

Totalmente de acordo. Digo que em cinco anos a empresa mudou, mas muito pouco frente ao que os usuários necessitam. Utilizo há muito tempo os serviços da Sogil por realmente não ter outra opção, porém, graças ao bom Deus e a empresa que trabalho utilizo os da linha direto. Estes não reclamo do conforto ao horário, mas sim do preço da passagem e da falta deles nas linhas Free Way já que o trânsito em Cachoeirinha esta impossível. Em geral o serviço das linhas pinga e municipais segue PÉSSIMO, atrasos, descaso, e falta de ônibus. Sonho com o dia em que a Sogil se acabe e enfim a prepfeitura libere outra empresa de transporte, sim, porque só desta forma teremos um resultado contra este monopólio.