4 de novembro de 2011

Pessoal continua p... da vida com a Sogil

Está ficando difícil acompanhar as reclamações que o pessoal faz da Sogil. Ultimamente a bronca é com o fim das linhas Norte e Sul. O monopólio tem a resposta pronta na ponta da língua. Mas o passageiro sabe que a "verdade" oficial do monopólio não passa de uma bela mentira. Acompanhe...

* Atendente da Sogil
- Passageiro da Sogil

* Agradecemos o seu contato e informamos que com a implantação do projeto Mais Transporte para Todos, em 02/05/11, a concepção do transporte em Gravataí foi modificada, uma vez que passou a existir integração total e tarifária entre as linhas municipais e intermunicipais.
- Esta informação que tu forneceste é falsa, uma vez que não uma integração total. Exemplo: No centro de Porto Alegre, embarquei em um ônibus executivo, pagando R$ 6,65. Chegando em Gravataí, desço na 59. Aguardo um Vila Rica que não vem. Cansado de esperar durante 40min abaixo de chuva, pego um SUL, onde me é descontado R$ 2,70. Esta situação já aconteceu diversas vezes. E no horário de pico, entre 18h e 20h.

* A ideia do sistema é oferecer mais transporte nos bairros e levar os usuários ao eixo, para que possam realizar a integração para outros destinos, seja dentro de Gravataí, seja para outras cidades como Cachoeirinha e Porto Alegre.
- Não é o que os usuários estão percebendo. A demora entre os ônibus municipais é grande. Continua da mesma forma que antes. Me diga uma coisa, e quem pega um Porto Alegre Sul e vai sentado para Porto Alegre, agora terá que pegar um Gravataí-POA na Dorival, na parada 59 e ir em pé em um coletivo que já vem lotado? Pelo horário da manhã, entre 06:00 e 06:45, todos os ônibus que fazem o trajeto SUL, quando chegam na Vila Rica já estão lotados. Por diversas vezes, tive que ficar na escada da porta de entrada, pois era impossível passar a roleta.

* Entendemos que alguns usuários tenham resistência com esta mudança, por isso nosso esforço no SAC em informar as possibilidades de atendimento e, junto com o cliente, identificar qual é a melhor opção de translado. É este o trabalho que tem sido feito, nem sempre ele é bem aceito justamente pela resistência em mudar.
- Qual o horário de funcionamento do SAC? Das 8 às 18h20? Quem precisa sair cedo para trabalhar, como é meu caso, entre 5h30 e 8h, que sofre com ônibus super lotados, que sofre esperando na parada um coletivo que não vem, irá solicitar a identificação da melhor opção de translado para quem? Chegar atrasado no serviço é constante para os dependentes da Sogil. E o horário mais complicado ainda, que é quando a maioria dos usuários saem de seus trabalhos e querem ir para casa... das 18h30 até 20h não há ninguém da Sogil para prestar auxílio.

- Sou usuário da linha SUL, pela manhã entre 5h30 e 6h45 a oferta de horários até que é boa, apesar da superlotação em alguns casos. Mas para voltar para casa, entre 18h e 19h simplesmente não existem quase horários. Aliás, nunca entendi como pela manhã existe o Sul Anchieta e à tarde não existe esta opção. Então quem trabalha na proximidade do Aeroporto não pode voltar pra casa?

Nenhum comentário: