3 de março de 2011

Os esquecidos da Morungava

Morungava é um distrito esquecido de Gravataí, pelo menos para quem precisa de ônibus. Apesar de duas empresas - Transcal e Sogil - servirem o local, os moradores reclamam da falta de horários e da superlotação.

Acompanhamos nos últimos dois dias a linha Porto Alegre-Morungava. A superlotação é real. Na Farrapos, já é possível ver o problema: os Transcal Morungava estão normalmente com todos os bancos ocupados. Assim, desde a Assis Brasil até o destino, por quase 1h30 os passageiros andam em pé nos ônibus. Após o Shopping de Cachoeirinha é praticamente impossível embarcar num carro vindo de Porto Alegre. A Transcal tem 24 ônibus para a região da Morungava.

Mas quem depende de um Sogil para a Morungava também reclama. O motivo é a falta de horários principalmente à noite. Constamos que do Centro de Gravataí para a Morungava existe apenas três horários e um no sentido inverso. Alunos de escolas técnicas e faculdades são os mais prejudicados, pois precisam esperar até 2h para voltar para casa.

Enquanto Sogil e Transcal Morungava não dão um jeito, continuamos aqui pedindo respeito!

7 comentários:

Anônimo disse...

Isto é uma verdade, não dá pra andar dentro de um Trancal Morungava, vai muito cheio, mas ainda tem com mais frequencia onibus a Porto Alegre do que os Sogil que vão até o centro de Gravatai.

Anônimo disse...

A maioria que mora em Morungava estuda e trabalha em Cachoeirinha ou Porto Alegre, pois é muito mais fácil ir até a Cezuca de Cachoeirinha do que ir até a Faculdade QI ou Facenza.

Anônimo disse...

A prefeitura não pressiona a Sogil para melhorar o transporte em Morungava, mas sempre se lembra na hora de cobrar o IPTU.

Anônimo disse...

Deveria no minimo ter um carro sogil em morungava indo pro centro de gravatai de meia em meia hora, e não de 3 a 2 horas que nem é agora.

Andressa disse...

Também não existe NENHUM ônibus universitário: Unisinos, Ulbra, Puc... nada! Quem mora em Itacolomi/Morungava não tem direito de fazer faculdade segundo a Sogil e Transcal.

Anônimo disse...

a maior vergonha da região metropolitana.. quem estuda não tem direito a nada.. chega.. está na hora de mudar isso.. estudo na unisinos moro na parada 100 da morungava, chego em casa a 1h da manhã, gasto quase 20 reais de passagem por dia... isso precisa ter fim!

Jonas disse...

Agora todos os alunos das regiões Itacolomi, Morungava e arredores que estudem na Ulbra, Puc, Unisinos, Qi, Facenza terão um veículo particular para atender suas nescessidades, comunique seus colegas e se reunam estamos fechando turmas, inclusive se você precisa Porto Alegre/faculdade ou Cachoeirinha, Gravatai/faculdade e faculdade e arredores garantimos um valor bem abaixo do gasto com economia de tempo. ligue 91098930/92667010 jonasbill1@hotmail.com/biancafagundes28@hotmail.com