27 de dezembro de 2011

Sogil faz propostas para a prefeitura

Sogil e prefeitura anunciaram com pompa e circunstância reunião que não decidiu nada sobre mudanças no trânsito. Tudo notícia velha, sem novidades. Mudanças velhas e inviáveis propostas pelo monopólio com a promessa de ter ônibus com mais frequência nas ruas. E, de quebra, em uma declaração de sua própria incompetência, a Sogil reclama das condições de conservação das paradas que é responsabilidade dela, Sogil.

As mudanças propostas

1) Corredor de ônibus. A Sogil propõe corredores de ônibus para agilizar o transporte. Desde novembro, com o anúncio da linha 2 do Metrô de Porto Alegre, ficou decidido que as cidades da Grande Porto Alegre terão corredores de ônibus. Inclusive está definido que Gravataí terá 8,8 km de faixas exclusivas para ônibus.
2) Laços de quadra. A Sogil propõe tirar os retornos de cima da Dorival para as ruas laterais. Há um problema que as ruas de Gravataí não são planejadas. Alguns laços terão 300m outros chegarão a 1,7 km sem contar que algumas ruas são muito estreitas onde não passa um ônibus ou caminhão, por exemplo.
3) Conservação de paradas. A Sogil reclama que as paradas estão mal conservadas. Paradas que no eixo da Dorival são de responsabilidade da Sogil. Ou seja, a Sogil assume a sua incompetência. Por outro lado, fica claro que a Sogil quer se livrar da responsabilidade assumida no contrato de concessão e passar o rolo para a prefeitura.
4) Distâncias das paradas. A Sogil pede padronização das distâncias das paradas, o que com a construção de corredores ficaria resolvido.

Conclusões

A Sogil não propõe nenhuma novidade extraordinária. As mudanças envolvem apenas o eixo, ou seja, as coisas continuarão ruins para quem está nos bairros. Os laços de quadra são quase inviáveis e prejudicam pessoas e motoristas que não usam ônibus. E a prefeitura terá mais ônus com o presente de grego da conservação de paradas e obras viárias e sinalização para os laços de quadra já que as verbas do governo federal são apenas para os corredores. E a maior frequência das linhas Sogil? Podem até acontecer, mas é bom dizer que o Mais Transporte que era para resultar em mais linhas acabou em redução de horários.

Nenhum comentário: