27 de julho de 2011

E o Sogil demooooooooora

A leitora do blog reclama da demora da Sogil, tanto pro ônibus passar, como para percorrer seu trajeto. É sempre um arrastão interminável e cansativo. Um tal de arranca e para, sobe e desce.

Para confirmar a lerdeza Sogil, ela fala que da 59 até o Caça e Pesca a viagem pode chegar à 1h30min. E olha que o trecho tem aproximadamente 12 km. Ou seja, um arrastão a 8km/h.

Mas o drama também atinge quem vem de Porto Alegre. Do centro capital até o centro de Gravataí, via faixa, a viagem pode chegar à 2h. Em condições normais, o trajeto é percorrido em 45 min. Pela FreeWay, dá 25 minutos. Drama maior é para quem encara o Norte e Sul. No horário de pico a viagem pode alcançar 3h num trecho de menos de 50 km.

É um absurdo que poderia ser melhorado. Por parte da Sogil, uma readequação de linhas, com trechos mais curtos, resolveria. Por exemplo, em vez de Sul, poderia ter linhas Vila Rica e Cohab. Em vez de Norte, Eucaliptos e Bonsucesso. O Poder Público também tem sua parcela de culpa: não busca vias alternativas ao pedágio da FreeWay e para a saturação da Flores da Cunha, e ainda por cima entope as vias de sinaleiras e quebra-molas.

Até quando conviveremos com este desrespeito?

Nenhum comentário: