17 de setembro de 2009

Os mortais Norte e Sul

Entre tantas coisas ridículas na Sogil, algumas delas são as linhas Norte e Sul.

Quem quiser testar a paciência ou ver se é louco varrido, é só pegar um destes ônibus e andar de terminal a terminal. É um arranca e para, freia e acelera, passa quebra-mola, cai em buraco; tudo obviamente dentro de um ônibus barulhento, desconfortável e lotado.

Nada supera o tormento de andar num Porto Alegre-Ponte-Sul ou Porto Alegre-Ponte-Norte. No site do monopólio já há o aviso de que a viagem não dura menos que duas horas "em condições normais de trânsito". Em horário de pico pode passar de 3 horas dentro de um ônibus.

Por que?

Por que estes ônibus praticamente atravessam a cidade passando por dezenas de ruas laterais. Onde era pra ter duas ou três linhas de ônibus, tem apenas uma.

O resultado para funcionários da Sogil e passageiros é estressante. Um Norte pode serpentear por até 76 ruas e um Sul por outras 72 ruas. Cada linha percorre mais de 7 dezenas de ruas!! Sem contar os buracos que devem chegar aos milhares e aos quebra-molas que devem passar de centenas.

Os itinerários são tão absurdos, mas tão absurdos que superam o da linha TM2. O transversal metropolitano que sai de Porto Alegre e passa por Viamão, Alvorada, Gravataí, Cachoeirinha, Sapucaia, Esteio e Canoas... contou??? 7 cidades... percorre 59 ruas.

Sul e Norte é mortal! Menos para o desrespeito, Sogil!!

Nenhum comentário: