29 de abril de 2011

O mais que é menos

Começa nesta segunda-feira o que deveria ser o "Mais transporte para todos". Mas o que a Sogil está colocando em prática é o "MENOS transporte para todos".

Haverá menos linhas disponíveis para Porto Alegre. Só no lado Norte da cidade sumirão SEIS ônibus, todos em horários de pico. É bom lembrar que, sem aviso, a Sogil já acabou com os TRÊS horários do Diretinho. E podem escrever, alguns outros horários desaparecerão sem aviso.

Infelizmente, a Sogil não está preocupada com a população, e sim, com seus gordos lucros.

O novo sistema só irá beneficiar quem tiver o cartão TEU! Por exemplo, quem antes ia direto do Bonsucesso para a Ulbra, se não tiver cartão, terá de pagar duas passagens. Uma do Bonsucesso até a avenida e na Dorival embarcar no Natal pagando outra passagem. Ainda será preciso esperar a baldeação.

E tem mais, se você e um acompanhante usam o mesmo cartão para pagar passagem no Vila Rica e depois no Anchieta só um terá o desconto. O outro paga o valor inteiro do municipal e o valor inteiro do Porto Alegre.

Enfim, adivinha quem sai ganhando? A Sogil! Sempre!

28 de abril de 2011

Secretário com crachá da Sogil

Tenho impressão que o dia que encontrar o secretário de Transportes de Gravataí, Dênis Macedo, ele vai estar com um crachá da Sogil pendurado no pescoço.

No Correio de Gravataí de hoje o homem cita "a aquisição de novos veículos para a frota que possui uma idade média de 3,74 anos". Não dá secretário, só se renovar a frota de novo. Ainda tem uns caquinhos circulando por aí. A idade média dos ônibus branquinhos é 6,8 anos e dos azuis 5,4 anos.(Fonte: ViaCircular)

O mesmo jornal diz que o Executivo (prefeita/secretário) criou 5 novas linhas: três internas e duas para Porto Alegre. Mas no mesmo texto diz que a prefeitura não apita nada nas linhas para PoA, que é gerenciada pela Metroplan. Ou seja, na hora de se gabar fui eu. Na hora de ouvir reclamação, o pepino é da Metroplan. Interessante, não?!?

Tão interessante como os 300 novos abrigos de ônibus. TREZENTOS! Pena que o pessoal do Itacolomi ainda não viu, como estampa hoje o Jornal de Gravataí.



Enfim, o senhor aí e nós aqui pedindo respeito, Sogil!

27 de abril de 2011

Vem vindo...

O tal do "Mais transporte para todos" parece que vem vindo e vai chegar no dia 2 de maio, próxima segunda-feira. É a prefeitura quem diz.

Será que agora vem mesmo? Já são cinco meses de atraso. Aliás, atraso é a palavra preferida da Sogil. Esperamos que o monopólio pelo menos consiga cumprir os novos horários e as novas linhas.

Em Canoas, por exemplo, as mudanças aconteceram em março. A prefeitura prometeu uma revolução no transporte, como aqui em Gravataí. Lá, quem fez uma revolução foram os moradores. Ficaram insatisfeitos por que diminuiram as opções de horários e a lotação aumentou.

E aqui, como será? A prefeitura vai acompanhar as mudanças de cima? As integrações vão funcionar? A espera para baldeação será curta? A Sogil vai ser fiscalizada? Ou vamos continuar na mesma vida de sempre esperando o ônibus atrasado?

Respostas a partir de segunda-feira.

26 de abril de 2011

Universitários sofrendo com a Sogil

Nosso querido e amado monopólio tem dado a maior força para os universitários de Gravataí.

Quem precisa ir para a Unisinos tem enfrentado, de vez em quando, uma velha e barulhenta lata que, só de vez em quando, estraga no meio do caminho.

Quem estuda em Gravataí (Ulbra e QI principalmente), tem enfrentado os atrasos por causa das obras de Cachoeirinha. O monopólio não está nem aí, não remanejou os horários em nenhum minuto. Ou pior, até tirou horários, como no caso do Diretinho, levando alunos a chegar uma hora após começar as aulas.

Aí tem o pessoal da PUC. O sacrifício de todos os dias no FAPA-PUC. Sempre atrasado não importa se indo por Cachoeirinha ou pela Free-Way. Os horários das 18h05 e 18h10 obedecem o rigoroso padrão de qualidade do monopólio: nunca cumprir o horário.

E claro, a Sogil dá aquela força pro pessoal da Ulbra Canoas, que sai da aula e fica mais de 30 minutos em pé, na chuva, esperando a chegada do bendito Sogil.

Obrigado, Sogil! O futuro do Brasil agradece a força!

18 de abril de 2011

A realidade que só a Sogil vê

Tem coisas que ficam entaladas na garganta da gente. E as mentiras que a Sogil conta é uma delas. Outro dia falamos que o monopólio está obrigando os passageiros a pegarem as linhas Direto (leia aqui).

Pois para este encosto que atrapalha a população da Aldeia, nas linhas Pinga Comum "a demanda era muito baixa" e tiveram que ser "canceladas de forma definitiva". Mas eles são bonzinhos com a gente: "temos um Anchieta sem ponte que atende estes usuários no horário das 18:30, ou seja, o cliente não tem apenas a opção de pegar um direto."

Os caras-de-pau da Sogil ignoram que cada um dos três horários levava de 60 a 80 passageiros. Ou seja, estes passageiros não são nada para eles. Por outro lado, tem um Anchieta sem ponte, o que significa aproximadamente 30 min a mais de viagem. Mas você que pegava o ônibus às 18h tem que esperar meia hora e quem pegava às 19h06 tem que sair mais cedo do serviço ou... vai de Direto.

Agora, uma pergunta para confirmar a mentira que o monopólio conta. Se não havia demanda no Pinga Comum, porque as filas do direto estão enormes e os passageiros esperam um monte de tempo para embarcar?

Até quando? Até quando, Sogil? Alguém nos livre dessa gente que não tem respeito nenhum pela população gravataiense.

14 de abril de 2011

Pagando duas vezes

A leitora do respeitosogil embarcou numa furada hoje na carroça do monopólio: teve de pagar duas vezes a passagem absurda de R$ 6,35.

"Hoje pela manhã o motorista da linha semi-direto FreeWay, ônibus 363 das 8h30min me obrigou a passar o cartão duas vezes porque ficou de papo com um passageiro e não viu que eu já tinha passado. Além de estar todos os dias de péssimo humor, foi bem grosseiro quando falei que já tinha pago... absurdo..."

Pois é... esta é a Sogil de sempre... sempre prejudicando o passageiro!

Até quando conviveremos com este desrepeito Sogil!?!

13 de abril de 2011

Respingos do Monopólio Sogil

* Tem um ônibus da Sogil, novinho em folha (não conseguimos anotar o prefixo) com a marca "REPROVADO" no pneu. Sim senhoras e senhores, pagamos uma passagem absurda e os ônibus do monopólio circulam com pneus que não passaram no controle de qualidade. Ou seja, um item básico de segurança dos ônibus foi "REPROVADO", e nós colocamos nossa vida em risco.

* Mas nesta cidade maravilhosa, o transporte não é problema. A Sogil não entra na pauta de discussões na Câmara de Vereadores, mesmo que as mensagens do respeitosogil cheguem até lá. Em Cachoeirinha, sexta-feira, haverá audiência pública pedindo melhorias na Transcal.

* Outro dia a Rádio Gaúcha falou da lotação nos ônibus da Sogil, Transcal e Sogal.

* Já a Metroplan diz que nunca ouviu falar do assunto. Desde sexta o respeitosogil espera resposta do órgão sobre a exclusão das linhas Pinga Direto. Já a AGERGS respondeu e está encaminhando o assunto.

* O "Mais transporte para todos" continua sendo uma lenda urbana. Enquanto a lenda não vira realidade, moradores da Nova Conquista ficam esperando mais de uma hora pelo cacareco Sogil.

* Balança, mas não cai... mas vai cair, Dênis Macedo, secretário da SMTT, amigão da Sogil, está com os dias contados.

* Um abraço ao Rafael Martinelli do Correio de Gravataí, dando força ao respeitosogil.

8 de abril de 2011

Sogil obriga passageiros a usarem Direto

Quem anda pelo Centro de Porto Alegre no horário de pico tem visto enormes filas nos boxs dos ônibus Direito da Sogil. Tudo porque a Sogil, sem aviso, retirou de circulação os horários das 18h, 18h30 e 19h06 do Pinga Comum Direto que custava R$ 4,45.

Ou seja, quem quer chegar mais rápido em casa é obrigado, repetimos - OBRIGADO - pelo monopólio, a pagar R$ 6,30 por um ônibus executivo direto. Mas a coisa é mais grave, o tempo de espera por estas linhas pode chegar a 30 minutos. Além de esperar todo este tempo, e pagar uma passagem absurda, você ainda pode ser premiado com um banco quebrado (vários diretos estão com bancos quebrados). Ou como na carroça 400 onde uma goteira do ar condicionado, obrigou uma passageiro seguir a viagem em pé por que o banco estava molhado.

A exclusão do Pinga Direto, se soma a redução das linhas Anchieta sem Ponte (era mais de uma dúzia no ano passado, hoje são apenas quatro horários). Ou seja, discretamente a Sogil está tirando de circulação as linhas mais rápidas e que custavam R$ 4,45 para meter a mão em nossos bolsos e cobrar uma passagem mais cara.

Até quando iremos sofrer com o desrespeito, Sogil?!?!