31 de março de 2011

Quando a coisa não funciona...

* Palmas para a prefeitura de Cachoeirinha que responde nossas dúvidas. O caos nesta quarta na Flores da Cunha foi por causa do encontro das frentes de trabalho. Já a escavação na faixa da direita, entre a ponte e a Unimed, será asfaltada ainda esta semana.

* Aliás, a prefeitura de Cachoeirinha chamou a Transcal para explicar a redução de horários e lotação nas linhas. Já em Gravataí... tá tudo beleza! Serviço perfeito da Sogil!

* Só que o Ministério Público de Gravataí não acha isso... e vai chamar a Metroplan para explicar porque existe tanta reclamação quanto as linhas para Porto Alegre da Sogil.

* Nesta cidade maravilhosa de Gravataí, o "Mais transporte para todos" está saindo do papel há 4 meses? Pra prefeitura faltam apenas detalhes técnicos. Podia dar uma explicação melhor, né, prefeita?!?

* Em Canoas, a Vicasa já colocou em prática a revolução no transporte público. Nos mesmos moldes de Gravataí, que ainda não saiu do papel. Tá a maior zona por lá. Ônibus lotados e passageiros insatisfeitos. Nosso futuro será o mesmo?

30 de março de 2011

Cachoeirinha: o inferno

Esta manhã foi um dia infernal para quem resolveu enfrentar o trânsito de Cachoeirinha, seja no Sogil ou no Transcal. Óbvio que quem andou de Sogil ficou mais tempo dentro do inferno.

Descer do ônibus e ir a pé foi a solução para quem estava entre a prefeitura de Cachoeirinha e a ponte. O trânsito simplesmente parou por mais de 20 min. Quem atravessou os 7km da Flores da Cunha em menos de 1 hora, foi um privilegiado.

Os fiscais de trânsito só apareceram depois que o caos já estava formado. E em vez de se preocupar em dar fluidez ao trânsito da Flores da Cunha, ficavam controlando os motoristas para obedecerem os tempos das sinaleiras.

Enquanto isso, funcionários da empreiteira da obra, sentados, acompanhavam o tumulto. E a prefeitura de Cachoeirinha que disse que as obras seriam tocadas 24h por dia?

Estão só abrindo buracos e não estão asfaltando.

28 de março de 2011

É tudo história pra boi dormir

E o "Mais Transporte para Todos", hein? Só está na conversa pra boi dormir.

Nota oficial da prefeitura, divulgada hoje, diz que o projeto vai sair do papel. Quando? Não se sabe! Faltam "detalhes técnicos". A enrolação já está na Aldeia há quatro meses e vai continuar.

O Respeito Sogil reforça a suspeita de que o tal "Mais Transporte para Todos" é só conversa da Sogil. Foi tramado com um único intuito: conseguir o aumento da passagem intermunicipal. A prefeitura havia congelado o valor das passagens e exigiu que o monopólio melhorasse as linhas e os horários na cidade. A Sogil pagou pra ver e a prefeitura não deu o reajuste. A Sogil se apertou e montou o tal projeto. A prefeitura embarcou na conversa aumentando o valor da passagem.

Resultado: a Sogil que enrola milhares de cidadão gravataienses, enrolou a prefeitura. E para nós o que sobrou? Esperar o atrasado, demorado e lotado municipal e pagar a passagem reajustada sem choro.

E o respeito com a gente gravataiense? Até quando conviveremos nesta vergonha do sistema de transporte público?

Respeito, Sogil! Respeito, Prefeitura!

24 de março de 2011

Será dia 28...

Será dia 28 de março o início do "Mais Transporte para Todos". Pelo menos é o que prometeu a prefeita Rita Sanco.

Mas vamos aos poréns...

A prefeita diz que é dia 28. A Sogil diz que será só quando o terminal Aldeião estiver pronto, e que esta responsabilidade é da prefeitura. E por lá no Aldeião... apenas os recuos das paradas foram feitos. Ainda falta sinalização pintura, calçadas e... as paradas.

Ou seja 28 de março deve ser só mais uma data como 10 de janeiro, início de feveireiro, final de fevereiro, março...

Aguardemos a enrolação Sogil. Até quando? Senhora prefeita, não tem como falar com o Olívio Dutra e ver como ele fez para encampar o transporte público de Porto Alegre. As empresas melhoraram, quem sabe se a Sogil levar um revés também toma jeito!

18 de março de 2011

A culpa é da prefeitura

O Respeito Sogil, ao contrário dos chefões e chefinhos da Sogil está nas ruas vendo o descaso do monopólio com a população gravataiense.

O caso do “Mais Transporte para Todos” já está virando uma novela mexicana. E o choro e a enrolação são livres. O projeto que era para iniciar em 10 de janeiro, ficou para fevereiro, março... e deve ficar para um dia desses...

Passageiros foram informados por fiscais que a operação só começa em abril. O Respeito Sogil pesquisou e descobriu que a informação oficial da Sogil é “não tem um prazo definido”.

Claro que o monopólio tem uma bem sustentada desculpa: “a responsabilidade é da prefeitura de Gravataí”. Segundo a Sogil, a prefeitura tem que construir terminais no Aldeião. Fomos até lá e vimos que tal terminal está recém no começo das obras, com a colocação do piso. Ou seja... a enrolação vai continuar.

E a nossa batalha segue sendo: onde está o respeito, Sogil?

17 de março de 2011

Vexame: atrasados da Sogil

Respeito Sogil acompanhou a saída de ônibus do terminal da 59. Entre 19h55 e 20h35 da terça, 15/mar, monitoramos a saída das linhas e constatamos o absurdo que é o descumprimento da tabela horária por parte do monopólio. Será que o “Mais transporte para todos” vai resolver este caso de incompetência Sogil?

19h55 – Padre Reus Itatiaia – ATRASOU 15 min
20h00 – Natal Bonsucesso 96 - NÃO SAIU
20h05 – Cohab Vila Rica – ATRASOU 25 min
20h25 – Padre Reus Xará – NÃO SAIU
20h30 – Natal Bonsucesso – NÃO SAIU
20h30 – Cohab Vila Rica – ATRASOU 5 min

Infelizmente estes não são casos isolados. São a realidade de quem precisa pegar um Sogil todo dia. A Sogil não cumpre o básico – a tabela horária. Onde está a fiscalização da prefeitura? A qualquer hora do dia ou da noite é possível flagrar a incompetência desta empresa exploradora de moradores da Aldeia.

Queremos respeito da Sogil na hora de cumprir suas tabelas.

16 de março de 2011

Vila Rica lotado

Reclamação de leitor no Jornal de Gravataí:

"Há uma grande falha da Sogil no horário das 7h20, porque o ônibus sempre vem completamente lotado quando vai da 59 em direção ao centro (pego ele no Residencial Olinda).
Todos os alunos dos colégios do Centro que moram nessa direção, pegam esse mesmo horário, ou chegam muito antes, ou atrasados. Hoje mesmo (ontem) foi impossível entrar no ônibus, pois estava completamente lotado.
Já foi pedido um outro no mesmo horário ou poucos minutos depois, mas a Sogil ainda não fez nada, e provavelmente não vai. Não sabemos a quem recorrer, pois a Sogil e a Prefeitura não
querem nem responder adequadamente ao assunto. Temos que ficar sem estudar então?”


O Respeito Sogil sabe que esta lotação já vem desde o ano passado. A Sogil, depois de muita reclamação, começou a largar um ônibus a partir da rua São Domingos. Era assim: vinha o ônibus da 59 e o outro carro ficava esperando na Av. Elisa. Quando o ônibus da 59 passava lotado, o outro ia atrás levando as pessoas que ficavam na parada. Porém... o ano acabou e a Sogil não largou mais este ônibus especial.

É o famoso desrespeito Sogil! Como sempre, o passageiro em 2º lugar!

15 de março de 2011

Acesso para a Free Way já!

O prefeito de Cachoeirinha, Luiz Vicente da Cunha Pires, reuniu a imprensa em Porto Alegre para falar das obras na avenida Flores da Cunha. Foi além, e disse que a cidade precisa de um novo acesso a Free Way.

Vicente Pires está em campanha por um novo acesso a Free Way, nós do Respeito Sogil também. Gravataí e Cachoeirinha precisam de uma nova saída para rodovia. É urgente! É necessário! Muita gente está perdendo até três horas por dia dentro dos ônibus. Agora, com as obras que devem ir até o final do ano, a situação está mais complicada.

A prefeita Rita Sanco tem que comprar esta briga também, por que é em benefício dos cidadãos da Aldeia e uma das hipóteses é que o acesso fique em Gravataí, próximo a Nutrella. Nós não podemos ficar a vida inteira atravessando Cachoeirinha gastando dinheiro e gasolina nos arranca-e-para da cidade. Temos o direito de ir e vir, por isso, prefeita, esta é a hora de Gravataí sair pras ruas em busca de um direito nosso: ter saída para a Free Way

10 de março de 2011

O fim dos cacarecos amarelos

Os cacarecos amarelos da Sogil foram aposentados. Após 15 anos, as velhas carroças do monopólio foram substituídas pela frota nova. Porém, outros ônibus de cor azul, com idade parecida continuam nas ruas e só devem sair de cena em 2014.

Os ônibus novos apresentados ainda em fevereiro levaram mais de 2 semanas para saírem da garagem, mas finalmente estão nas ruas.

Agora é só esperar o "Mais transporte para todos" que era para janeiro, fevereiro, março...

Enquanto isso... respeito, Sogil!

5 de março de 2011

Resumo da semana

A Aldeia continua querendo o respeito da Sogil.

Esta semana foi especial para nós do respeitosogil. Aparecemos pela primeira vez nas páginas de um jornal da cidade, na coluna do Silva no Jornal de Gravataí. Nossa audiência foi de 60 visitas/dia e tivemos 15 comentários no blog.


Estamos na ativa e queremos ter um transporte digno para nossa cidade.

A Sogil é que não tem colaborado. Soltar foguetes e dizer que fez a segunda maior renovação de frota é fácil. Onde estão os novos ônibus? Dizer que o "Mais transporte para todos" vai mudar o transporte da cidade é fácil. Por que não tiram o projeto do papel que já tem mais de 60 dias?

Enquanto a Sogil não melhora, continuamos contando com a colaboração de quem sofre com a Sogil. Estamos na rede para quem quiser nos ajudar: neste blog, no orkut, no facebook ou no twitter nos queremos RESPEITO SOGIL!

4 de março de 2011

O cheirinho de golpe

Um cheirinho de golpe está no ar... Vamos direto aos fatos:

20/out/2009 - A prefeitura não aumentou o valor da passagem municipal e justificou: "Além de manter a passagem congelada, a Prefeitura está fazendo valer o contrato assinado com a empresa Sogil em 2006. Para isso, aguarda a apresentação pela Sogil de um projeto de qualificação do sistema municipal. O projeto deve aumentar o número de viagens em diversas linhas bem como promover um ajuste nas tabelas de horários." Notícia completa aqui

18/dez/2010 - Prefeitura autoriza aumento nas passagens

24/dez/2010 - Cliente recebe e-mail da Sogil avisando que o "Frequência ideal" chamado hoje de "Mais transporte para todos" entraria em vigor em jan/2011

O cheirinho do golpe...

A Sogil pediu e não levou o reajuste da passagem em 2009. Aguentou até onde deu, enrolando a prefeitura. A prefeitura bateu pé e ficou esperando que a Sogil melhorasse. A Sogil, então, resolveu fazer a tal qualificação no transporte e mostrou para a prefeitura. Só o projeto, no papel. A prefeitura comprou a ideia e autorizou o reajuste na passagem.

Agora, o que a prefeitura pode fazer para obrigar a Sogil a colocar o plano em prática? Nada! O que a Sogil vai fazer? Nada! Vai manter tudo igual porque já tem o que queria, o reajuste.

E nós, passageiros, continuaremos fazendo aquilo que sabemos muito bem: esperando a Sogil melhorar!

Ou será que o vento dos próximos dias levará este cheirinho de golpe pra bem longe da Aldeia?

3 de março de 2011

Os esquecidos da Morungava

Morungava é um distrito esquecido de Gravataí, pelo menos para quem precisa de ônibus. Apesar de duas empresas - Transcal e Sogil - servirem o local, os moradores reclamam da falta de horários e da superlotação.

Acompanhamos nos últimos dois dias a linha Porto Alegre-Morungava. A superlotação é real. Na Farrapos, já é possível ver o problema: os Transcal Morungava estão normalmente com todos os bancos ocupados. Assim, desde a Assis Brasil até o destino, por quase 1h30 os passageiros andam em pé nos ônibus. Após o Shopping de Cachoeirinha é praticamente impossível embarcar num carro vindo de Porto Alegre. A Transcal tem 24 ônibus para a região da Morungava.

Mas quem depende de um Sogil para a Morungava também reclama. O motivo é a falta de horários principalmente à noite. Constamos que do Centro de Gravataí para a Morungava existe apenas três horários e um no sentido inverso. Alunos de escolas técnicas e faculdades são os mais prejudicados, pois precisam esperar até 2h para voltar para casa.

Enquanto Sogil e Transcal Morungava não dão um jeito, continuamos aqui pedindo respeito!

2 de março de 2011

O fim do Morada do Vale 107

"O mais transporte para todos" que é para melhor atender a população gravataiense, tem como verdadeira função outra coisa: diminuir as despesas da Sogil.

Por isso, muita gente está reclamando que o transporte vai piorar. Um exemplo, é o pessoal da Morada do Vale. Com o novo esquema, os Moradas branquinhos só irão até o Centro. Quem precisa ir do Centro até a 107 terá de fazer baldeação. E só com o cartão TEU eles pagarão uma passagem. Quem paga em dinheiro terá de desembolsar duas passagens.

Um leitor do blog também reclama das informações repassadas pelo monopólio. A informação inicial era que a mudança aconteceria em 10/jan. Nesta semana, ele ligou para a Sogil e não souberam informar quando a nova linha circularia, muito menos o itinerário e os horários.

A realidade é que muita gente trabalha depois do Centro e a baldeação aumentará o tempo de viagem e os custos de quem não tem cartão TEU. Além do mais, sabemos que a pontualidade e a quantidade de ônibus disponibilizados pela Sogil não é grande coisa. Quanto tempo duraria a tal baldeação? Até 1h30min como dizem nos panfletos?

Nosssa reclamação continua sendo... cadê o respeito Sogil?

1 de março de 2011

E a enrolação continua

Está escrito: "'Mais transporte para todos' garantirá mais eficiência ao transporte coletivo". Era 15h32 do dia 7/jan deste ano quando a notícia foi publicada no site da Prefeitura de Gravataí.

De lá pra cá muita coisa foi dita sobre a reformulação do transporte na Aldeia. Era para ser no final de janeiro, início de fevereiro, fevereiro, final de fevereiro... 1º de março!

E chegamos ao grande dia. Em dois meses era possível colocar tudo em prática, mas o que se viu hoje de manhã nas ruas? Nada! Tudo continua igual. As mesmas linhas, os mesmos horários, as mesmas carroças amarelinhas há 14 anos em uso.

A incompetência Sogil mais uma vez está comprovada, não só por estar há 60 dias sem conseguir implantar uma mudança, mas também por não ter mandado às ruas nenhum dos 50 novos ônibus que estão mofando na garagem desde o início do ano.

Até quando? O que precisa para uma frota nova substituir a outra? A festinha já foi, as fotos, os diretores e as autoridades sorridentes já estão na internet, já saíram nos jornais.

Quem continua pagando os pecados são os moradores e os funcionários da Sogil, que em dezembro foram informados pelos mesmos diretores sorridentes que não haveria festinha de final de ano por que havia crise no monopólio. Dias depois, para surpresa geral, chegaram os 50 ônibus. Seria um investimento de R$ 16 milhões, que ainda nem foi para as ruas.

E por falar em crise, o "Mais transporte para todos" não seriam uma preocupação da Sogil com a população, mas é a diminuição de despesas para aumentar os lucros do monopólio.

Enquanto isso, nós ó....