30 de abril de 2009

Abençoados, benditos e malditos

Os abençoados (e maiores) carros com motor traseiro que estão fazendo Porto Alegre, não são carros novos, mas rodados municipais.

Hoje um deles, via Anchieta, foi pro saco na 70, às 7h da manhã. Como sempre ônibus cheio. Baldeação e o resultado: horários depois superlotados ou hipermega-lotados como o 5063 que ficou mais de 5 minutos parado no fiscal que, com todo seu bom-senso e inteligência, resolveu atravessar todo o ônibus. Três filas no corredor, gente se apertando pro bendito passar. Quatro pessoas tiverem de descer do ônibus pra joia conseguir descer.

Mas e por que os ônibus da Sogil estragam? Alguém já leu o manual de uma máquina de lavar roupas? Lá diz capacidade tal. Não ultrapasse.... ou vai estrgar, perder a garantia etc...

Ônibus é a mesma coisa! Eles tem uma capacidade X pra passageiros sentados e um X um pouco menor de pessoas em pé. É a recomendação! É o que diz o "manual de instruções" do ônibus.

Só que na Sogil é X+110% (nas palavras do próprio monopólio). Aí não tem carcaça que resista. O ônibus coitado só pode arriar.

E o respeito, Sogil!?! Pelo jeito já estragou faz tempo.

29 de abril de 2009

Não tem jeito...

Não tem jeito a tal linha Sul da Sogil.

Ônibus sempre lotado. Não raras vezes atrasado. Gente reclamando, idosos em pé por mais de 1h. Ontem à noite se repetiu de novo. Horário que passou 17h55 no viaduto Ubirici estava 15 min atrasado.

Anchieta da manhã continua lotado. Horários que saem da COHAB atrasam com frequência. Todo mundo reclama. A Sogil não faz nada.

Onde vai parar? Pessoas esmagadas, escoradas nas portas. Fiscal apertando todo mundo. População no eixo crescendo (dois novos condomínios) e nada de novos horários.

Precisa ir para Porto Alegre depois das 18h30? Se vira! Paga duas passagens ou caminha até a avenida. Reze para não ser assaltado.

E aí Sogil, quando vão colocar mais horários no Sul? Cadê o respeito pelo cliente?

28 de abril de 2009

A Sogil da Buracotaí

Tá quase na hora de mudar o nome da cidade de Gravataí para Buracotaí.

Só quem anda pela Dorival escapa dos buracos. Saiu da avenida e entrou nos bairros, cuidado com os buracos.

Eles variam de largura, comprimento e profundidade. Pequenos, médios, grandes, enormes crateras. Coincidência ou não, os maiores buracos da cidade estão justamente onde? Onde? Onde passa um Sogil.

Asfalto ruim e ônibus pesado e cheio não combinam. Os buracos crescem a cada dia, e olha que estamos enfrentando uma forte falta de chuvas. Se tivesse chovendo com certeza não se transitaria mais pelos bairros.

Estão se criando agora buracos no centro da cidade, bem ali onde está a mais nova garagem da Sogil: buracão!

Quando a prefeitura vai tapar os buracos? A Sogil vai ajudar?

O ônibus anda devagar, chacoalha, bate a roda no buraco, inclina... talvez o dia que um cair num buraco e tombar, aí tomem providências.

E aí prefeitura e Sogil? Cadê o respeito com quem paga IPTU e a passagem mais cara da região?

27 de abril de 2009

Cobrador continua cobrando o que quer

Leitora do blog está indignada com a má-vontade (ou seria má-fé?) de alguns cobradores da Sogil.

"Volto a narrar, as humilhações e constrangimentos a que somos submetidos todos os dias. Quinta, 23/abr, 17h44min, quando o ônibus 5012 chegou aqui no centro de Gravataí, dizia no letreiro PONTE /POA/ CAIRU. Mas pra minha surpresa quando passei na roleta com o cartão TEU, tendo avisado antes ao cobrador que era PONTE, o mesmo sem dar a menor atenção cobrou passagem até POA. Exigi que me devolvesse o dinheiro e fui insultada. Ao devolver-me o dinheiro atirou-o em mim, como se eu estivesse pedindo esmolas. Informei minha passagem com antecipação, pois minha empresa ao comprar o cartão paga minha passagem até o fim do mês. Até quando vamos ter que suportar tudo isso? Isso tudo sem contar que diminuiram o número de ônibus, nos obrigando a ficar na parada um tempão e depois ter que embarcar em um coletivo lotado e ser transportados como animais. Espero que sejam tomadas providências, antes que o povo se revolte e faça justiça com as próprias mãos."

Semana passada a Sogil colocou um anúncio nos jornais pedindo que os clientes avisassem ao cobrador sobre o destino "isso garante que a tarifa descontada seja correspondente ao seu deslocamento".

Ficou só na propaganda pelo jeito. E aí Sogil, quando alguns de seus cobradores vão começar a respeitar os clientes?

24 de abril de 2009

Chefinho... o ônibus atrasou...

Tem de chegar com muita calma diante do chefe furibundo por causa de mais um atraso. "Chefinho... o ônibus atrasou..." Se ele vai acreditar, de novo, é outra coisa.

Sim, Sogil atrasado existe! E aos montes! Pior que a desculpa nem sempre é o trânsito. É a incompetência do monopólio mesmo.

Por exemplo, nesta quinta, 7h da manhã, algumas senhoras estavam bravas com mais um atraso do Anchieta 67. Segundo elas o Cairú e os diretos sempre saem no horário. Já o Anchieta 67... chega quando quer, sai quando quer. E olha que é a primeira viagem da manhã.

Nesta quinta o ônibus que era pra sair às 7h , saiu 10 minutos depois. E, segundo o relato das usuárias, a cena se repete duas ou três vezes por semana.

Pra piorar a situação tempos atrás saia um Anchieta da 67 a cada 15 min. Hoje sai um a cada meia hora. Além de atrasados, adivinha a lotação do ônibus?!?!

Cumprimento de horário é uma simples questão de respeito com o usuário, Sogil.

23 de abril de 2009

Na Sogil nada funciona?

Já não tinha muita coisa que funcionava na Sogil.

Agora o site também não! Faz dias que quem precisa ver os horários de ônibus ou até mesmo reclamar da Sogil não pode. Pelo site não se acessa nada.

O que também não funciona é o carro 5045. Ontem, por volta das 18h30 o "carrão" da Sogil estava estragado em Gravataí. Menos um ônibus rodando, mais gente se apertando.

Aliás ônibus lotado é o que mais tem na Sogil, não importa o horário, nem o sentido. Pedir para o monopólio colocar mais horários não adianta. É só perda de tempo e stress.

Bom demais também é esperar os fiscais... Enquanto um fiscal da Transcal foi quase na ponte fiscalizar um ônibus da empresa, os bonitões da Sogil estavam dentro da casinha esperando o trem velho estacionar na frente deles. Resultado: enquanto três Transcal foram fiscalizados e seguiram viagem, o Sogilzão ficou parado.

Site funcionando, ônibus andando e fiscal trabalhando é respeito, Sogil!

20 de abril de 2009

Sacanagem na hora de apertar o botão

O tal do TEU é uma modernidade meia passada...

Pra começar demora muito mais passar a roleta com o cartão do que dar a fichinha. Ainda por cima o cobrador tem de apertar o botão pra definir a tarifa. E se o cobrador errar? Bom, aí já era... vai marchar com o valor maior.

E não são poucos os "clientes" Sogil que reclamam... Olha esta:

"Já ouvi várias pessoas reclamarem que, na hora de passar na roleta o TEU, o cobrador não aperta o botão certo e registra o valor de passagem a POA, quando na verdade deveria ser até a Ponte.

Ontem minha colega que trabalha na manutenção aqui e, ganha um salário um pouquinho melhor que o mínimo, reclamou que o cobrador cobrou a passagem errada. Reclamou, mas ele disse que não podia fazer nada. Ou seja, a colega vai ter de pedir dinheiro emprestado, ou vir a pé pro trabalho, por que um espertinho não devolveu o que cobrou a mais.

Chamei a atenção dela pra na próxima vez pegar o número do ônibus e registrar queixa. Hoje pela manhã, quando eu vinha para o trabalho, aconteceu novamente com um senhor, mas ele fez o expertinho devolver o dinheiro."

Nestas horas não tem fiscal pra encher o saco. Claro... a empresa está ganhando. Agora quando o cara não tem todo o dinheiro pra pagar a passagem... onde ele vai parar? No fiscal pra dar explicações.

E aí Sogil, cobrar a passagem correta é respeitar o "cliente"!

17 de abril de 2009

"Bendito ônibus cheio"

"Todos os dias, saio de casa às 7h da manhã e fico na parada esperando um ônibus pra Gravataí. Às vezes espero até 20 minutos e quando vem o bendito ônibus está cheio. Moro em Cachoeirinha e trabalho em Gravataí"

Aí está o drama da leitora do blog, um drama de milhares de gravataienses. Pior que não importa pra que lado se vá, nem horário... Quem anda de Sogil anda sempre em carro lotado, quase sempre esmagado!

O SAC da Sogil não serve pra nada. Quem liga, quando consegue falar com um atendente, ouve a resposta "vamos verificar". E no outro dia o ônibus lotado, no outro também. No sábado, no domingo, no feriado... Até altas horas da noite tem "carro" cheio. E nada...

O que poderia melhorar com a chegada dos articulados só piorou. Em vez de aumentar horários, diminuíram. E cada vez mais gente morando em Gravataí, buscando oportunidades e dando de cara com a Sogil do transporte coletivo (e põe coletivo nisso) e das passagens fora da casinha.

É tão difícil respeitar o passageiro, Sogil!?!

16 de abril de 2009

Denúncia!!! Desrespeito da Sogil

E a má fama da Sogil vai longe. E não é só pelo blog...

7/abr. 12h. Pretinho Básico na rádio Atlântida FM. Pra todo o RS e SC. Somente a maior audiência do rádio FM no RS.

Um cidadão gravataiense, indignado com a Sogil, resolveu protestar contra os "serviços" prestados pelo monopólio. Não deu outra, os caras leram no ar e no fim ainda disseram "com a palavra a Sogil".

E aí Sogil, vai falar alguma coisa? Claro que não, né?!? Só vão continuar prestando os excelentes serviços de ônibus atrasados, "carros" lotados e passagens caras.

Quem não ouviu a cacetada na Sogil pode escutar abaixo.

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15 de abril de 2009

Nem em São Paulo

Quem anda de Sogil no horário de pico sofre. Nem sempre o ônibus é novo. Ainda circulam os carros amarelos, antigos pra caramba, barulhentos e batendo lata.

Azar daqueles que enfrentam bravamente o Sogil apartir do centro de Porto Alegre via Assis Brasil (Norte, Sul, Rincão...). Congestionamento puro! Nesta terça, quem embarcou no fim da linha às 18h30 chegou em Gravataí (parada 61) às 20h20.

Sim!!! Uma hora e cinquenta minutos numa viagem de mais ou menos 25 km. E olha que até o fim da linha tem mais um chão pela frente. Coitado do passageiro que muitas vezes inicia a luta às 5h da manhã e vai acabar só perto das 21h. Coitado do motorista que tem de ficar firme no volante!

Nem em São Paulo se leva tanto tempo dentro do ônibus pra andar este trecho! Nessa média de km/h iríamos de Porto Alegre a Tramandaí em 9h. Nem no tempo das carretas demorava tanto!
Então o que a Sogil tem a ver com isto? Ônibus mais novos já amenizam o desconforto causado pelo barulho. Bancos mais confortáveis, já tem vários ônibus de outras empresas com bancos de enconsto alto. Roleta mais no meio do ônibus agiliza a entrada (e isso vale pra todas as empresas de ônibus).

Pois então Sogil dá uma força aí, a gente merece respeito!

14 de abril de 2009

O negócio é botar pra dentro

O negócio da Sogil é botar gente pra dentro. Não interessa quantos nem como.

Se a Sogil tem a concessão para o transporte no município de Gravataí, não dá pra entender porque ficam desembarcando passageiros em Cachoeirinha. Só no Cavalhada Anchieta, das 17h45 de ontem, tinham 10 pessoas que desceram em Cachoeirinha e o ônibus abarrotado de gente. Numa dessas, quem precisa do ônibus mesmo, que mora em Gravataí, fica na parada esperando passar outro sabe Deus quando.

E a situação se repete no Norte, no Sul e afins que são a única opção que as pessoas tem pra chegar em casa. Pior que muitas vezes, o Sul principalmente, atrasa e passa lotado e o pessoal fica.

Se é da Sogil é pro pessoal de Gravataí. Mas o que interessa pro monopólio é encher o ônibus, não interessa se o gravataiense vai ficar pra trás.

Então, Sogil... respeito, né! Nada de desembarcar em Cachoeirinha!

13 de abril de 2009

Presente da Sogil na Páscoa

A Sogil não deixa a Páscoa passar em branco e sempre lembra de dar um presente pros "clientes" que andam de ônibus.

Dia de Páscoa e Natal é sempre a mesma coisa. Netinho, vovó, filhos e pais pegam o Sogil pra visitar os parentes.

E... nada da Sogil colocar alguns horários extras. Resultado: ônibus sempre lotado.

O vovô e a vovó não conseguem lugar pra sentar. As crianças ficam empoleiradas no colo dos pais que conseguiram sentar, ou choramingando no corredor apertado. E entra uma dúzia, sai meia dúzia o Sogilzão lotando. Ou entra ou entra. Por que o próximo vai levar, no mínimo, 20 minutos pra passar e vai estar lotado também.

A história se repete há anos. Será que não tem como ver isso? Pra que fiscalização?

Quem sobreviveu ao feriadão ainda pegou um ônibus lotado e estragado. Sogil Anchieta, hoje pela manhã, quebrou na av. Farrapos. Nº da carroça - 5049.

Respeito, Sogil!

9 de abril de 2009

Passa Soul, passa Transcal...

Esperar um Sogil vazio não é uma missão muito fácil.

Dia 8 de abril, 17h30, Av. Farrapos, estação em frente a Gerdau. O desafio é pegar um ônibus via Anchieta com lugar pra sentar.

Passa Soul, passa Transcal, passa Sogil também. Mas até vir um Anchieta vazio foram necessários 25 minutos.

Entre Cachoeirinha, Alvorada e Gravataí, é Gravataí que tem a maior população. Mas na hora de passar ônibus, hum.....

Pra Alvorada foram 17 opções. Cachoerinha 14 ônibus. E Gravataí? Apenas oito opções. Cinco linhas via Assis Brasil, três pela Anchieta (duas das quais sem lugar para sentar). E olha que estávamos apenas na terceira parada do trecho... o motor do ônibus nem tinha esquentado ainda!

Mas afinal Sogil, onde está o respeito?

8 de abril de 2009

Informamos que nada foi feito!

Para quem reclama da Sogil, aí vai a resposta padrão deles: "estaremos realizando um monitoramento na linha, a fim de avaliar as causas que geraram esta ocorrência e então encaminhar ao setor responsável".

Ou seja, eles vão ver o que todo mundo está careca de saber e vão encaminhar ao setor responsável que vai ter todo o cuidado de tomar atitude nenhuma. Pra que existem os fiscais? Pra que eles preenchem planilha?

A resposta lá em cima foi dada pra uma reclamação do Sul Anchieta e é padrão pra todas as reclamações. Mudam as palavras, mas a providência é a mesma: nada é feito! Eles dizem "vamos ver", "vamos fiscalizar", "vamos encaminhar" e alguns dias depois de fazerem nada mandam e-mail dizendo que "tomaram uma posição em relação à solicitação" e que "se não se manifestar consideraremos a medida satisfatória".

Não é fácil, mas isso ainda vai mudar!

Completamos nesta segunda-feira a primeira semana do blog. Foram 140 visitas, 5 comentários. Não é muito, mas já é suficiente para saber que o povo gravataiense está insatisfeito com o padrão de qualidade Sogil. Pela quantidade de reclamações, ainda temos muita história triste para contar.

Ajude-nos a divular o blog! Repasse para seus amigos, conhecidos, vizinhos e familiares que sofrem dentro de um "carro" Sogil .

Nós não queremos muita coisa... só respeito, Sogil!

7 de abril de 2009

SOfrimento GIgantesco Ltda

Ninguém no monopólio conta, mas esse é o nome verdadeiro da SOGIL...

"SOfrimento GIgantesco Ltda"

Sul Anchieta. Hoje, 7/abr, 6h40.

Lotação de 100 passageiros! 100 pessoas dentro de um ônibus para 40! Nem o fiscal conseguiu passar a roleta! A senhora mais baixinha ficou na ponta dos pés pra conseguir se segurar no ferro do meio do corredor. Não tinha como se agarrar nos bancos.

A senhora idosa, com passe na mão, ficou espremida na escada. Só conseguiu sentar na Farrapos, próximo da Cairú. E ainda teve de descer do ônibus pro fiscal gordinho conseguir subir.

Mas o pior foi a moça, uns 25 anos, com um meninão de uns 2 anos no colo. Trancada no meio do corredor, não conseguia se mexer, nem agarrar no ferro. Foi sacolejando e se segurando nas pessoas por uns 5 minutos. Não adiantou uma senhora gritar que tinha uma pessoa com criança no colo, que era pra dar lugar... Um tempo depois ela conseguiu caminhar mais para o fundo do ônibus e uma senhora pegou a criança.

Coisa boa, ônibus lotado! Pelo menos quem estava dentro do Sul chegou no destino. Outras cinco pessoas no mínimo ficaram vendo o "carro da Sogil" passar. Ou elas vão a pé, ou esperam o próximo ônibus... amanhã, no mesmo horário.

Afinal, Sul Anchieta só tem um e não adianta ligar ou escrever pra Sogil. Eles estão "analisando a demanda".

Respeito, Sogil! Onde está o respeito, Sogil?!?

6 de abril de 2009

O Teu que não é nosso

Um leitor deste blog reclama do Teu Escolar implantado pela Sogil. Diz que o cartão só é válido para o dia em que o aluno tem aula. Do contrário, ele paga o valor integral da passagem: quase R$ 6.

Quem não é aluno talvez não saiba, mas antes do tal TEU era possível pagar a Sogil com fichinha, mesmo que fosse no Direto. Agora ou se tem o cartão ou R$ 5,70 no bolso. Pra variar a Sogil fez o que quis. Durante às férias escolares a Sogil decidiu que a cobrança seria com cartão. Primeiro dia de aula e... muitos alunos nem sabiam da tal cobrança com o TEU. Resultado? Ou puxavam os R$ 5,70 do bolso ou desciam do ônibus e voltavam pra casa.

Mas não é só isso, o tal cartão tem de ser feito só na Sogil, no centro de Gravataí, mediante a apresentação de um papelada pra cumprimento da "burrocracia" da Sogil.

Pior ainda, não adianta ter outro cartão TEU pra ser beneficiado e pagar R$ 4,05. Só vale o escolar. Ou seja, se o estudante trabalha ou estagia e tem o cartão verde vai pagar quase R$ 6. Não adianta... o negócio é faltar o trabalho, arranjar comprovantes na faculdade e ir na Sogil fazer o tal cartão.

Na realidade o TEU é meu, mas quem decidiu o que fazer com o meu TEU é ela, a Sogil.

Pra que simplificar se a gente pode complicar. Respeito, Sogil!

3 de abril de 2009

Quando o ser humano vira sardinha?

Olha a piadinha do "cliente" Sogil aí gente!!!

Quando o ser humano vira sardinha? Quando está no ônibus da Sogil.

Pode não ser a melhor piada, mas é assim que muito ser humano se sente dentro das latas da marca Sogil. O ser humano vira um bicho, uma sardinha dentro do ônibus e pior que sempre tem que apertar mais um pouquinho para passar o fiscal que nem sempre é magrinho.

Mas enfim, quem tem dinheiro sempre sai na frente.... Quem paga R$ 5,70 para andar no Direto está de parabéns ganharam mais 10 horários. Agora, quem paga só R$ 4,05 foi contemplado com a exclusão de 10 horários para a inclusão dos articulados. Coincidência???

Já que falamos em ônibus lotado, só uma informação pro pessoal que fica sentado confortavelmente lá na sala da administração do monopólio. Tem uma linha que transportou na quarta-feira a lotação+130% de passageiros e hoje a lotação+125%.

Deem uma olhada aí, o padrão de qualidade de vocês é o números de bancos+110%. Estorou duas vezes. E um novo horário nada...

O respeito, Sogil, onde fica?

2 de abril de 2009

Sul Maravilha

Quem depende do Sul paga os pecados, pelo menos nos horários da manhã e do fim da tarde. Os ônibus da gloriosa Sogil estão sempre lotados.

Também pudera, na zona do Sul surgiram dois mega condomínios residenciais do PAC e afins. Mais alguns milhares de moradores e... adivinha! O mesmo número de horários. Ou seja, mais gente e o mesmo número de horários só pode dar mais faturamento pra Sogil e é o povo quem se espreme nos "carros" do monopólio.

Aliás, num jornal da cidade, os donos da empresa foram visitar um ilustre vereador. Blá, blá, blá e blá, blá, blá e os conversadores dizendo que a Sogil está interessada no desenvolvimento da cidade e etc e que isso depende de um eficiente transporte...

Então, senhores diretores, embarquem num Sul no fim de tarde lá no Centrão de Porto Alegre e desembarquem na garagem.

A viagem é bem agradável, podem ter certeza!

Respeito, diretores da Sogil!

1 de abril de 2009

Deu nos jornais!

Deu no Correio de Gravataí...

Um cobrador da Sogil não deixou uma mãe com filhos gêmeos de dois anos de idade e cheia de sacolas descer pela porta da frente. O mala mau-humorado foi contra até o motorista e fez a mulher passar a roleta, descer do ônibus, subir de novo na porta da frente e pegar as crianças assustadas com toda a situação.

É o padrão Sogil de atendimento ao "cliente"! Só desce pela porta da frente quem tem carteirinha. Outro dia no Sul lotado o cobrador fez a senhora passar a roleta com sacolas, apesar dela pedir pra descer na porta da frente. E o padrão de insensatez se verifica pra quem pega o ônibus errado, ou não tem dinheiro completo pra passagem. Muitas vezes o passageiro tem que ir até o fiscal.

Essa saiu no Jornal de Gravataí...

O que era alegria com a chegada dos articulados virou drama. Menos ônibus circulando e mais gente de pé nos "carros" da Sogil. E como tínhamos dito aqui no blog a situação piorou. Um leitor escreveu pro JG e disse que o primeiro dia foi "uma catástrofe" com fusão de horários. Ele foi além e questionou dizendo que menos ônibus resulta em menos despesas e consequentemente diminuição do valor da passagem. Será???

Nós só queremos respeito, Sogil!