16 de setembro de 2009

Além da reportagem do Correio de Gravataí

O Correio de Gravataí de sábado trouxe uma baita matéria sobre o transporte irregular no Rincão da Madalena. No vácuo dos horários da Sogil, moradores oferecem carona pelo mesmo preço do monopólio. Mesmo sendo irregular, é transporte a toda hora, coisa que a Sogil não faz, de jeito nenhum.

Se o CG mostrou o lado irregular, faltou apurar se a “versão oficial” se sustenta. Vamos desconstruir a matéria, então...

O secretário de Transportes, Denis Macedo, disse que tem ônibus a cada meia hora: mentira! Na reportagem, um morador disse que usa o transporte irregular depois da 9h, por que não tem horário da Sogil: verdade! Sai do bairro pro centro um ônibus às 9h05 e depois só as 10h. Quase uma hora depois. Depois só às 10h55, 11h55. E das 13h45 até às 15h não sai nenhum ônibus pro Centro.

Uma aposentada diz que não espera o “branquinho” da Sogil que é gratuito para idoso. Paga R$ 2,25 e vai de irregular. Também... do centro de Gravataí pro bairro tem branquinho às 7h40 e depois só às 11h10. À tarde há um vácuo de branquinho entre 12h30 e 15h.

Mais, a reportagem destaca a eficiência do secretário e da sua equipe ao fiscalizar e apreender os carros dos irregulares. Mas sua eficácia não é a mesma ao verificar se o transporte oficial, o monopólio, a Sogil, cumpre seus horários, se repõem os ônibus que estragam, se os horários são suficientes ou se há superlotação.

E, finalmente, a reportagem fala dos irregulares cobrando R$ 2,25 para percorrer 5 km, mas esquece de dizer que o mesmo valor abusivo de passagem é cobrado pela Sogil para percorrer o mesmo trajeto.

A inversão de valores é real: o respeito dos irregulares e o desrespeito do monopólio oficial. Por isso, continuamos procurando pelo respeito, Sogil!

3 comentários:

gravatai disse...

concordo plenamente e relação a esta empresa que entra prefeito e sai prefeito e nao faz nada para melhorar situação da população e relação esta empresa que visa so lucro abusivo opiniao do site www.gravataicomercio.com.br

Anônimo disse...

infelizmente a população, tem que engolir um transporte incapaz de de atende-los com dignidade e compromisso não nos resta outra alternativa se não o "tal" transporte irregular ao menos chegaremos a nossos destinos nos horários.E não entendem pq de tanto veículo na rua mas como podemos depender de uma empresa que visa apenas o que lhe interessa?

Anônimo disse...

eu moro no rincão a 7 anos e o problema com os horarios continuam os mesmos, eles não passam no horario, e quando não tem mais de 3 passageiros para vir ate o final da linha, muitos motoristas reclamam que tem que vir ate aqui por causa de 2 ou 3 pessoas. ja pagamos um absurdo de passagem do centro de gravatai ate aqui o lot cadis,as estradas cada vez pior e nimguem resolve nada mas quando é para aumentar a passagem é rapido. Não somos privilegiados com os municipais pois dizem que aqui tem poucos usuarios, não é que tem poucos usuarios é que ja nos acostumamos a não ter mesmo. O prefeito tinha que tomar vergonha e mandas arrumar estas estradas que ta uma vergonha e nos dar os municipais,pagamos inpostos como todo mundo.